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FWD

FWD (FALLING WEIGHT DEFLECTOMETER)

MOD. PRI 2100 – Calibrado pelo Fabricante Sweco, Dinamarca

 

fwd001

 

Avaliação Estrutural
Determinação da deflexão e delineamento da bacia da deformação, através de 9 geofones, com captação de dados por software de vanguarda – DNER PRO-273/90.


 

O FWD é um deflectômetro de impacto, responsável pela determinação de deflexões recuperáveis na superfície do pavimento, avaliando sua condição estrutural, normatizado segundo a DNER-PRO 273/96. Desenvolvido com a finalidade de testar o pavimento de maneira não destrutiva, a fim de se obter valores de deformações, conforme o carregamento do pneu de um veículo.

O uso do FWD permite determinar a bacia de deflexão gerada por uma carga controlada com precisão superior à dos demais métodos. O FWD impõe ao pavimento um carregamento de impulso dinâmico, similar ao de uma roda, do qual é gerada uma bacia de deformações determinadas pelos sensores presentes no equipamento. Com esses resultados e determinação das espessuras do pavimento pelo dimensionamento convencional, é possível determinar o módulo de elasticidade, com a finalidade de se verificar a durabilidade e integridade do pavimento e suas reais características pelos métodos mecanísticos de dimensionamento.

Os dados são obtidos pela queda de um conjunto de massa, a partir de alturas pré-estabelecidas, sobre um sistema de amortecedores de borracha que transmitem a força aplicada a uma placa circular apoiada no pavimento. A simulação de impacto se dá por meio de sete pontos em contatos com o solo, distribuídos em distâncias entre 1,00 e 1,50m, sendo que o primeiro determina a deflexão reversível máxima localizada no centro da aplicação da carga. A carga solicitada é da ordem de 41kN e tempo de aplicação de 0,02s.

A repetição do ensaio em uma malha definida fornece o mapeamento da área de pavimento ensaiada. O conjunto de dados medidos (carga de pico, valores de deflexão, distância, temperaturas do ar e da superfície do pavimento) é exibido no programa, permitindo uma análise crítica, durante todo o processo de execução.

Vantagens:

- Ensaio não destrutivo;
- Precisão e agilidade (realização de até 60 ensaios/hora);
- Adaptados para variados tipos de pavimento, dentre estradas não pavimentadas a pistas de pouso;
- Excelente precisão.

 

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