Perfilômetro a Laser | Solocap Geotecnologia Rodoviária
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Perfilômetro a Laser

PERFILÔMETRO A LASER

 

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Avaliação Funcional
Determinação da Irregularidade Longitudinal (IRI – International Roughness Index) e Quociente de Irregularidade (QI). O equipamento executa levantamentos em pavimentos de concreto, asfalto de rodovias, aeroportos, portos, autódromos concessionados, federais, estaduais, municipais e vias urbanas.


 

Trata-se de um sistema de medição do perfil longitudinal de um pavimento rodoviário ou aeroportuário, realizado com o auxílio de 3 medidores de distância sem contato (a laser), medidores de aceleração vertical do veículo (acelerômetros), de um sistema preciso de medição de deslocamento/velocidade, tudo gerenciado por um sistema micro processado, que coordena a aquisição dos dados e os envia a um computador portátil, em tempo real.

O sistema é capaz de realizar as medições no período noturno, à freqüência de aproximadamente 4.000 medidas por segundo, em cada um dos sensores. A velocidade de deslocamento do veículo pode variar durante as medições e não tem um limite superior, o que permite, de acordo com as condições de segurança, que o levantamento seja realizado até a 120 km/h, por exemplo. Recomenda-se, entretanto, que os levantamentos sejam realizados a velocidades superiores a 30 km/h.

Os medidores de distância a laser funcionam por triangulação, ou seja, um feixe laser de média potência que é apontado perpendicularmente ao pavimento, tem sua posição registrada por um sensor especial, para o qual o reflexo do laser no pavimento é direcionado. Na figura seguinte, é possível compreender o funcionamento deste tipo de medidor. Os pontos 1, 2 e 3 representam distâncias possíveis do veículo até o pavimento e sua representação no sensor especial.

Cada um dos medidores de distância a laser tem, internamente, um sistema eletrônico micro controlado, que gerencia a execução e a transmissão dos dados de cada medida, de acordo com as solicitações do sistema gerenciador. O curso útil de cada sensor é de 200mm e a sensibilidade das medidas é de 0,1mm.

Os sensores de aceleração vertical ficam instalados dentro de dois dos módulos laser e são responsáveis pelo registro, realizado na mesma freqüência com que se realizam as medições de distância e da aceleração vertical do veículo. Essa informação, após processada, permitirá conhecer a posição relativa do veículo ao longo de todo o levantamento, o que permite a correção das medidas de todos os sensores, que é o perfil longitudinal entregue pelo equipamento.

O sistema de medição do deslocamento do veículo é composto de um sensor acoplado a sua roda e que gera 600 pulsos por rotação, permitindo o acompanhamento preciso do deslocamento e conseqüentemente da velocidade.

O sistema gerenciador é o sistema eletrônico micro-controlado, ao qual todos os sensores (lasers, aceleração e hodômetro) são conectados. Este sistema controla a requisição/recebimento das informações a cada um dos sensores e consolida tais informações para o envio ao computador.

 

Com os dados obtidos é possível:

• Ter indícios das condições de conforto e segurança, além da drenagem superficial;
• Verificar os trechos que necessitam de intervenção;
• Indicar quais medidas de intervenção deverão ser tomadas;
• Servir de parâmetro contratual em obras de construção e recuperação de pavimentos;
• Prever o desempenho do pavimento.

 

Em termos de aplicação, o uso do PERFILÔMETRO A LASER em vias urbanas merece destaque, devido ao fato de que se adaptam bem em mudanças de velocidade, em períodos noturnos.

 

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